domingo, 21 de outubro de 2018

Renovando Passaporte

Quando me dei conta que viajaria Pelo Mundo pela TERCEIRA vez, uma das primeiras coisas que fiz foi verificar a data de validade do meu passaporte. Acontece que, quando eu o emiti, foi láááá atrás em 2014, em uma das últimas levas de passaportes com validade de 5 anos. Ou seja, a data de validade do meu lindo e viajado passaporte seria no ano que vem, 2019.
Teoricamente, ok, eu estaria apta para viajar mais uma vez levando comigo meu passaporte, mas... Por eu já ter pesquisado as passagens, e ter visto que possivelmente a minha entrada na União Europeia seria pela Espanha, eu precisei claramente fazer uma pesquisa antes para saber se meu passaporte estaria apto, e, SURPRESA, ele não estava.

Isso porque o meu passaporte foi emitido em Março de 2014, e logo, a sua validade seria em Março de 2019. Porém, um dos requisitos para viajar para a Espanha e Europa é que o passaporte tenha a validade de pelo menos 3 meses após o fim da viagem, e já que minha viagem já estava programada para ocorrer em janeiro, então fui obrigada a renovar o passaporte.

o bichinho chega tá todo acabado

Por um lado foi bom, pois além de ser um processo extremamente tranquilo e rápido, eu agora tenho um passaporte válido por 10 anos :)
É claro que o único ponto negativo é referente à taxa, que nunca estamos preparados para gastar... mas faz parte.

O processo todo é bastante simples, e é o mesmo para quem vai fazer passaporte pela primeira vez: Primeiro, você deve entrar no site da Polícia Federal (nesta página AQUI tem tudo explicadinho, mas vou explicar assim mesmo), e fazer a Solicitação de novo passaporte, que você encontra AQUI. Preencha o formulário com seus dados com atenção (Nome, filiação nacionalidade, etc).

Na parte seguinte, referente aos documentos, haverá um campo "Passaporte anterior" e logo abaixo "situação", em que você deve por de acordo com sua situação: "Nunca teve passaporte comum" para aqueles que farão pela primeira vez, "Passaporte anterior válido" que foi o meu caso, pois o passaporte estava válido, mas eu estava já solicitando um novo, "foi furtado", etc.

o novo passaporte, pronto pra ser todo carimbado

Após a etapa de revisão dos dados que você forneceu, será gerada uma Guia de Recolhimento para que você pague o seu passaporte. Você não consegue agendar a data ainda, apenas depois que o pagamento da guia for compensado. O valor que paguei em Setembro de 2018 foi de R$ 257,25 (inclusive mais barato do que paguei pelo meu primeiro passaporte!!).

Após o pagamento ser compensado, você poderá acessar a página de agendamento para fazer o seu passaporte. Compareça ao local do agendamento no horário marcado com toda a documentação necessária (RG, CPF, Passaporte anterior, o protocolo de solicitação do documento de viagem impresso, além do comprovante de pagamento). Não é necessário levar foto 3x4, pois é tirada lá mesmo! Aconselho ir arrumado (a), pois você ficará ali eternizado por 10 anos naquele documento.

meus dois fofinhos
Em uma semana mais ou menos, o passaporte já fica pronto e você já pode buscar. Achei bem tranquilo e bacana o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário