sexta-feira, 4 de setembro de 2015

1 mês pós-intercâmbio: O que mudou?

Ontem completei 1 mês desde que pisei novamente em solo brasileiro. Depois de seis meses fora, em um país totalmente diferente, em outro continente, novas pessoas, nova cultura, novo tudo. Foi quase um recomeço pra mim, em que eu tive que me adaptar à realidade de lá, e agora, de volta à terrinha brazuca, estou me readaptando a tudo. 

Mas então, após tudo isso, o que mudou pra mim? No que o intercâmbio influenciou na minha vida?
Bem, vou começar com uma citação da minha banda favorita, The Smiths, que eu li hoje antes de escrever este post.

"A timidez é legal, e
A timidez pode te impedir
De fazer todas as coisas
Que você gostaria de fazer na vida"
(Ask - The Smiths)

Bem, o que mais mudou para mim foi em relação a mim mesma. Sempre fui bastante tímida e tinha dificuldade com a sociabilidade, ao ponto de me tornar ainda mais introspectiva do que já sou por natureza. Depois do intercâmbio, por estar com pessoas novas em lugares diferentes e em muitos casos, idioma diferente, eu aprendi a deixar a vergonha e timidez de lado.
Acho que este foi o maior ganho que tive, pois me vi amadurecer muito dentro de apenas 6 meses, aprender a me sociabilizar melhor e aceitar a sociedade de uma melhor forma.


Além deste aspecto, passei a encarar a minha formação acadêmica com maior seriedade, além de agora me esforçar mais com os estudos, o meu curso, e o meu planejamento de vida no futuro.
Hoje os meus planos são mais bem pensados e concretos em minha mente.

Também aprendi a valorizar melhor os meus familiares e amigos, pois são as pessoas que nos amam e que querem o nosso bem. Hoje eu sei que posso contar com os meus amigos de verdade e familiares, pois quando estive longe e pedia ajuda, muitos se mobilizaram para me ajudar mesmo que fosse a distância.

Durante a minha readaptação eu precisei me reacostumar com tudo o que vivia aqui antes: violência, clima, fuso horário, e a antiga rotina.
Para mim não foi complicado, e passei esse último mês muito atarefada com os compromissos da minha rotina comum (exceto as aulas na universidade que ainda não voltaram para mim). Não senti tanto o impacto que ouvi muitos ex-intercambistas relatarem em relação à volta, e ainda não sinto uma saudade surreal de Portugal.


Na verdade, não sei bem se vou sentir isso, mas para mim é um pouco doloroso me forçar a relembrar o que vivi por lá, pois essas lembranças sempre vem carregadas de sentimentos e impressões que foram muito importantes para mim.

O Naty Pelo Mundo foi muito importante para registro dos meus momentos no intercâmbio, e é por isso que agradeço imensamente a todos que estiveram por aqui lendo e comentando, tirando duvidas e me incentivando. Também quero convidá-lo a me mandar um texto seu para que eu publique aqui, afinal, do que seria do blog sem vocês? Obrigada de verdade, e vamos comemorar este 1 mês desde que voltei!


Nenhum comentário:

Postar um comentário