quinta-feira, 28 de maio de 2015

Queima das Fitas: Minha experiência e comentários

Olá olá todos!!!

Hoje vou falar sobre uma coisa que mencionei bastante com os amigos e familiares, mas que muitas pessoas talvez não tenham entendido o que é: A Queima das Fitas.


Afinal de contas, o que é a Queima das Fitas???
Bem, a Queima nada mais é do que uma semana de eventos que marcam o fim dos cursos para os alunos finalistas. Ou seja, é a formatura do pessoal daqui.
Diferente do que temos no Brasil, a Queima é um evento que dura uma semana e que possui muita festa, bebida, bailes, fados, e muita gente! 
Outra coisa estranha: A formatura deles não ocorre no fim do semestre, como a gente. Mesmo após a Queima, ainda há aulas, provas e exames.

De acordo com a história, a Queima começou por volta do ano 1899, e começou com o cortejo (que permanece até os dias de hoje), fogos de artifício, sarau e touradas. Mas depois de um tempo, começaram a fazer uma comemoração mais humorística em "sátira" aos até então feitos.
Só a partir de 1919 que a Queima começou a ter a cara que tem hoje em dia.

Por que o nome é Queima das Fitas?
Nos anos seguintes, o 4º ano jurídico organiza festas da mesma espécie e introduz um aspecto inovador: o queimar das fitas que se usavam nas pastas e que eram indicadoras da sua condição de pré‑finalistas. A fita é uma consequência das pastas dos meados do século passado que tinham para prender as duas partes que a compõem, três laços de fita estreita da cor da Faculdade do utente, um de cada lado, ao meio das bordas da pasta. O queimar das fitas acabou por se transformar num acto simbólico cujo significado assenta no atingir um objectivo próximo: o término do curso.
(Copiei daqui HAHAHA)


Este é o cartaz do evento deste ano, aí tem as atrações de cada dia e o que rolou por aqui.


Os festejos da Queima das Fitas possuem um programa tradicional, composto por:
  1. Serenata Monumental; - Uma serenata aos pés da escadaria da Sé Velha (a igreja mais antiga e importante da cidade), em que são cantados fados típicos de Coimbra. Este é um evento muito tradicional e é bem bacana. Ponto negativo: Você deve ficar 1h de pé no meio de uma multidão infinita assistindo fados sem poder conversar, comer, bater palmas ou fazer qualquer barulho, pois é tradicionalíssimo. Ahhhh e nunca vi TANTA gente junta!!! =S
  2. Sarau de Gala;
  3.  Baile de Gala das Faculdades;
  4.  Garraiada;
  5.  Récita;
  6.  Venda da Pasta;
  7.  Queima do Grelo;
  8.  Cortejo; - Este é bem peculiar. Se você conhece alguém que já veio à Queima, ele lhe dirá que é a melhor parte do evento. Eu, no entanto, discordo. Não gostei, pois esperava mais. Este evento nada mais é do que um grande carnaval em que os alunos das faculdades ficam em cima de carros (decorados por eles mesmos) enquanto bebem, dão bebida pras pessoas, e jogam cerveja neles mesmos e em quem estiver pela frente. É uma grande bagunça!!! 
    Um pouco de como ficam as ruas... Foto: centrotv.pt

    Um dos carros feito pelos alunos. Foto: centrotv.pt
  9.  Chá Dançante;
  10.  Noites do Parque. - Essas sim são bacanas, na minha opinião. É montada uma mega estrutura em um parque daqui, com direito a um super palco, barracas com todo tipo de comida e bebida e barracões com DJs. As pessoas compram o bilhete de entrada e vão para essa super festa. Acho bem legal pois vem atrações internacionais (ano passado teve Daniela Mercury!!!!!), e várias bandas bacanas, além de ter DJs e você aproveita muito.
Foto do palco durante as noites do parque. Foto: página Queima das Fitas Coimbra - Facebook

Mais uma das noites do parque! Foto: página Queima das Fitas Coimbra - Facebook
 
Em geral, se eu precisasse classificar o evento de 0 a 10, eu daria nota 8. Só não dou 10, porque acho que nós brasileiros ainda fazemos festas melhores. Por exemplo, os DJs daqui são meio doidos. Eles põem duas musicas bacanas que deixam a galera animada, e logo em seguida colocam uma musica péssima desanimadora!
Além disso, o pessoal daqui bebe MUITO!!!! Então só o que vemos é gente pra lá de bêbada, o que acho meio bad!

Nenhum comentário:

Postar um comentário