sexta-feira, 6 de março de 2015

Vivendo em Coimbra: Festas

Oioi gentii

Com esse post de hoje, inicio uma série de postagens sobre aspectos da vida em Coimbra. Sempre quis fazer vários posts desses abrangendo de tudo, mas sempre fico meio perdida no que escrever (por isso que peço a vocês para darem sugestões).

Decidi começar a escrever sobre festas por vários motivos, mas principalmente por:
a) Vocês me perguntam muito
b) É um assunto que atrai leitores
c) É o que as pessoas mais gostam aqui em Coimbra

Bem, inicialmente há um fato bem curioso sobre as festas: Aqui tem festa no meio da semana. E as pessoas vão.
Bem, sou acostumada com a minha cidade, em que as pessoas passam a semana estudando e trabalhando e saem no fim de semana para as festas. Aqui em Coimbra as festas mais badaladas são durante a semana e no FDS, é mais parado.
Não é que não tenha festas, aliás, festa é o que mais tem por aqui, mas durante o fim de semana o movimento é bem mais fraco.


conexão Brasil-Portugal: Eu e algumas colegas da UEFS de Feira de Santana no bar RS daqui de Coimbra. Viemos todas no mesmo edital da UEFS e estávamos reunidas em uma feijoada brasileira.

Aqui em Coimbra temos as casas de festa, discotecas e barzinhos, e as pessoas vão para lá como aí no Brasil, mas algumas coisas são bem curiosas.
Primeiro: Festa aqui só começa depois de meia noite. Nem adianta você ir pras festas 23h, nem 22h. A noite aqui só começa de meia-noite em diante. 
Isso é tão real, que um amigo me disse que as pessoas costumam dormir, e lá pras 3h da manhã, levantam e vão pras festas. Obviamente, essas festas terminam às 7h.

Eu ainda acho isso muito estranho. Estou acostumada de sair entre 21h e 22h com meus amigos no Brasil e voltar 2h ou menos.
E, como eu falei antes, essas festinhas aqui ocorrem em dias da semana, tipo terça-feira. Estranho, não?

Como Coimbra é uma cidade universitária que recebe alunos de toda parte do mundo, há a iESN, a Erasmus Student Network, que é uma organização não-lucrativa de apoio aos estudantes do programa Erasmus (um programa de mobilidade internacional). Essa "instituição" promove em Coimbra vários eventos para integrar os alunos, como passeios pela cidade e pelo campus, viagens, e claro, festas. 
Posso assegurar que as festas Erasmus são sempre MUITO boas. Para você ter algumas vantagens, precisa fazer a carteirinha Erasmus e, claro, ficar por dentro de tudo que estão organizando. 
Eu fiz minha carteirinha, e digo que é muito bacana porque te oportuniza desconto em algumas lojas associadas, e você pode participar dos eventos e conhecer novas pessoas.


eu e algumas amigas na NB, um dos clubes daqui de Coimbra

Se você procura eventos bacanas aqui em Coimbra, próximo à praça da República existem vários PUBs e casas de festa, assim como a NB, um clube de festas muito badalado daqui de Coimbra.
O pessoal por aqui frequenta muito o CCB, outro clube bem badalado daqui. Só tem um porém: você sai podre com o cheiro de cigarro na roupa e cabelo.

Outra coisa daqui de Coimbra: bebidas sempre são baratérrimas. De verdade, são muito baratas. Com o dinheiro que você usa no Brasil para comprar bebidas em festa, vocês compra muito mais por aqui.
Tem um lugar aqui que é possível comprar 1l de bebida por apenas €2,50.
Por isso é muito comum ver os jovens caídos de tanto beber.
E é por isso que os brasileiros costumam dizer que os portugueses ficam muito amigáveis nas festas (pois geralmente eles são muito fechados).
Ah, claro! Muitos bares exigem das pessoas um consumo mínimo, então é preciso se atentar para os valores de consumo.

Outro ponto muito perguntado por vocês: Paquera
Se você é homem, não sei como funciona pra vocês, mas para nós mulheres é, digamos, fácil.
Tudo ocorre da seguinte forma: Ao chegar nas festas, inicialmente você irá dançar, interagir com os amigos, encontrar outros amigos, comprar bebida, e dançar mais. Do meio para o final da festa, os rapazes começam a se aproximar das garotas, e lá pro fim da festa vocês já vê que as pessoas já estão com o seu par. 
Essa é a verdade: É bem fácil você paquerar nas festinhas.
Acho que esse é o ponto que mais recebi perguntas, principalmente das amigas, tias, avó, e colegas curiosas.



Espero ter compartilhado com vocês um pouco sobre a vida em Coimbra! Se curtiram, comentem dizendo o próximo tema que querem que eu escreva! Tenho vários em mente, mas gostaria de saber a opinião de vocês!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário