terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Naty: De Feira de Santana para o Mundo! Salvador-Madrid




Oioi pessoal!!

Finalmente o intercâmbio começou, e eu passei alguns dias sem postar nada (mas a culpa é do frio) por conta do translado e da adaptação que estou tendo da cidade!!

Até agora estou impressionada com tudo o que eu vivi e sei que não vou voltar a mesma depois de toda essa experiência.
Bem, tudo começou com a minha despedida no aeroporto em Salvador no Brasil. Eu sinceramente não achei que fosse chorar nem ficar triste ao me despedir da minha família, até porque, olha só tudo o que tenho pela frente me aguardando!
...Doce ilusão. Chorei sim, mas não foi um choro de tristeza. Chorei porque ficaria longe de pessoas que amo por muito tempo.
Assim que cruzei o portão de embarque internacional, me recompus e segui adiante. Engraçado que nos blogs de viagem por aí, ninguém fala o que acontece depois que você cruza os portões. Ninguém quer falar a parte não-luxuosa que é esperar, dormir mal e ter que passar pelas autoridades.

No aeroporto de Salvador. Pertinho de dar tchau ao Brasil

No entanto, cá estou eu pra contar um pouquinho o que acontece: Assim que passamos pelo portão internacional, tem a parte chata de sempre, que é o Raio-x. Para vôos internacionais você precisa tirar as bolsas dos ombros (assim como os nacionais), e os adereços (chapéu, casaco amarrado na cintura, etc). Se você tiver computador na bolsa, deve colocar separado em uma bandeja para passar.
Após o raio-x, temos vários balcões com o pessoal da Polícia Federal. Lá eles pedem seu passaporte e depois, com tudo ok, você segue adiante. 
É nessa parte que você se depara com o FreeShop. E você entra. 

Não é o saco de MMs citado, mas é um grandão de KitKat

Agradeço por estar viajando apenas com Euros, caso contrário eu teriam gastado uma grana preta num saco de 1kg de Mms. Lá tem de tudo e tudo é mais barato, mas eu só achei interessante a parte dos perfumes importados, que eu amo!

Algumas horinhas de espera, e voilá, começa o embarque do vôo. Claro que o pessoal chique entra primeiro, e logo em seguida entra a galera das filas 40 a 55. Por último entra quem falta. Ou seja, eu.
O avião é muuuito legal e enorme!
Em cada lateral do avião, ficam filas com dois assentos, e no meio da aeronave, filas com 4 assentos. Eu e minha irmã nos sentamos nessa parte com 4 cadeiras. 

Uma pergunta que eu sempre me fazia antes de embarcar: Os comissários falam em que idioma? Português, inglês, ou espanhol?
A resposta é: Espanhol. 
Os comissários são espanhóis, mas quando eles foram nos servir, nos perguntaram se somos brasileiras, e depois que afirmamos, eles tentaram falar em português conosco. Adoreeeeeeei!!!

Outra coisa curiosa: Os vôos internacionais são incríveis! Além da falta de turbulência, você não sente, hora nenhuma, que está dentro de um avião. Em alguns momentos eu pensei que estivéssemos parados no ar, porque não tinha movimento nenhum no avião.
Ah, claro, a comida é divina
Eu estava tão encantada com tudo que via, que esqueci completamente de fotografar o interior da aeronave!
Mas voltando à comida, falei milhões de vezes que o cozinheiro deveria ser abençoado. A comida era totalmente deliciosa! Haviam duas opções de cardápio: Massa ou frango.
Escolhemos frango, então não sei informar o que era a massa. Além do prato principal (arroz, frango e batata palha), ainda vinha uma salada (com alface, presunto e um molhinho delicioso), pãozinho com manteiga, e uma sobremesa (tipo um pavê de maracujá).

Barrigas cheias, ligamos a TV do avião e escolhemos um filme: Big Hero 6!
Só um problema: Nossos "auriculares" (fone de ouvido em espanhol) não conectava direito, então assistimos sem áudio.
Dormimos logo depois, enrolada no cobertor que a própria AirEuropa nos dá, e seguimos viagem dessa maneira, até o dia começar a amanhecer do lado de fora da aeronave e nós sermos acordadas pelo comissário de antes já todo bem penteado e arrumado nos desejando "Buenos dias" e nos entregando o café da manhã: Suco de Laranja Del Vale + Pão com queijo e presunto + um bolinho tipo Muffin.
Tudo delicioso, comemos e em pouco tempo, já estávamos pousando em Madrid.

cara de cansada e descobrindo o que é Jetlag

Fomos recebidas por um delicioso clima de 4°C. Não sentimos tanto, porque o ambiente doa aeroporto é climatizado. Descobri lá no aeroporto o quanto que adoro a língua espanhola. Acho agradabilíssima e eu me viro até bem (coisa que nem imaginava!).
Fomos encaminhadas até uma parte semelhante a de Salvador, com a Polícia Espanhola. 

Aí no Brasil ouvimos diversas pessoas dizendo que os espanhóis são chatos nessa parte, que sempre seguram brasileiros, que nos enchem de perguntas e que são grossos. Fomos morrendo de medo, mas na hora da nossa vez e entregamos o passaporte ao policial, tudo se resumiu a:

P- A que vão a Portugal? Turismo...?
Eu- Estudios
P- ¿Que ván estudiar?
Eu- Educación Física
P- ¿Ván estudiar en Lisboa?
Eu- Em Coimbra

Pronto.
Ele carimbou meu passaporte e me desejou boa viagem.

Bela Madrid!

Segui dali para o Raio-x e aí foi a parte chata! Tivemos que tirar os sapatos, casaco, cachecol, e por todos os eletrônicos em bandejas separadas.
Depois de passar no Raio-x, pegamos nossas coisas e seguimos para procurar o portão de embarque. Rapidamente localizamos.
Seguimos pelo aeroporto (Que é enoooooooooooorme!) até achar nosso portão. O aeroporto de Madrid é enorme, e extremamente bem sinalizado! Não há como se perder naquele aeroporto, pois ele é muitíssimo bem sinalizado e silencioso!

Não almoçamos por lá por falta de fome mesmo, pois nosso relógio biológico marcava que eram 08:30 da manhã enquanto lá na España era 12:30.
Vimos depois que nosso portão sofreu alteração, e tivemos que andar bastante, mas foi tranquilo porque o aeroporto é muitíssimo organizado e soubemos com antecedência da mudança! De lá, embarcamos rumo a Lisboa. Enquanto o avião Brasil-Espanha era enorme, espaçoso e com serviço excelente, o Espanha-Portugal era como qualquer avião brasileiro. Com o serviço não tão bom do Brasil incluído no pacote. Tudo era pago. Inclusive um copo d'água.
Não comemos nada e seguimos adiante rumo a Portugal!

Esse foi o início da minha aventura! Espero que apesar de longa, tenham gostado e continuem acompanhando meus próximos posts!

14 comentários:

  1. Acompanhando o diário virtual... Adorei o relato!!! Continue postando... Deus as protejam! (sempre vou me referir a Vc e a Vivi)... Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Naty, fiquei muito feliz com essa novidade! Feliz por você e Vivi. Sei que vai ser enriquecedor, você vai sair de tudo isso ainda mais capacitada para tudo o que te aguarda. Desde o começo do blog tenho acompanhado, senti muito de não ter estado em Fsa pra ter dado um abraço em vocês, mas de coração fico aqui desejando muita luz nesse novo tempo de crescimento! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Naty, fiquei muito feliz com essa novidade! Feliz por você e Vivi. Sei que vai ser enriquecedor, você vai sair de tudo isso ainda mais capacitada para tudo o que te aguarda. Desde o começo do blog tenho acompanhado, senti muito de não ter estado em Fsa pra ter dado um abraço em vocês, mas de coração fico aqui desejando muita luz nesse novo tempo de crescimento! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amigaaaa, Divirta-se, aproveite cada dia, cada oportunidade.
    Agarre com toda força possível.
    Beijos e um pouquinho do calor de Feira pra vocês!!!

    ResponderExcluir
  5. Amigaaaa, Divirta-se, aproveite cada dia, cada oportunidade.
    Agarre com toda força possível.
    Beijos e um pouquinho do calor de Feira pra vocês!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Que Legal, Naty que deu tudo certo na sua ida para Portugal. Muitas aventuras, hein? E daqui por diante vão ser várias.. muito feliz por você e Vivi.
    Não esqueci de postar nada aqui no blog não, viu? Beijos e Caranguejos :D

    ResponderExcluir
  9. Oi Naty como disse, estou acompanhando essa sua nova experiência por aqui também. Se der conta alguns "causos" de Vivi também, forte abraço. Até breve...

    ResponderExcluir