domingo, 15 de fevereiro de 2015

Burocracias Portuguesas para viajantes

Oioi gentiii

São tantas coisas boas acontecendo nessa viagem, que eu acabo esquecendo de relatar a parte chata de todo o intercâmbio: A parte burocrática.
Como o perfil dos leitores do Naty pelo Mundo se resumem a minha mãe a amigos, colegas e pessoas próximas, vou tentar fazer desta postagem menos entediante.



Bem, para quem vem de intercâmbio pela Europa e que assim como eu, entra por um país diferente do país de destino (no meu caso, entrei pela Espanha), é necessário que ao chegar em Portugal, se apresente ao SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) em até 3 dias.
Provavelmente, desde o Brasil, você vai ouvir no Consulado que deve ir ao SEF assim que chegar, mas é muito provável (quase certeza) que você não vai escutar e vai deixar para ir lá depois.

Não. Faça. Isso.

Sério, de verdade, evite problemas e vá em menos de 3 dias após sua chegada.
Caso você passe do prazo de três dias (o dia da sua chegada, não conta), há uma multa a ser paga de acordo com cada dia de atraso.
Eu, por exemplo, terei de pagar uma multa no valor de €30.




Se por acaso você entrou por Portugal mesmo, não precisa se atentar a este prazo de 3 dias, mas nós que entramos por outro país, sim.
Uma dica que dou a qualquer pessoa que vá ao SEF, principalmente o de Coimbra, é: Nunca diga "Olá, vim para me apresentar".
Aqui em Coimbra, todo mundo me dizia que eu precisava ir ao SEF me apresentar. Todo mundo, de portugueses a brasileiros. Pois bem, cheguei lá e disse que vim para me apresentar.
O funcionário, nada simpático, me respondeu: "Já está apresentada".

Alguns portugueses podem parecer grosseiros para nós brasileiros, mas é o jeito deles. Eles são práticos e diretos em tudo, então nós precisamos escolher bem as palavras.

Voltando ao SEF, lá eles registrarão que você deu entrada ao seu pedido de prolongamento da estadia. Quando tirei o visto no Brasil, a validade dele é até junho, mas ficarei aqui até Agosto. Nesse caso, eu preciso entrar com um pedido de prolongamento da estadia. 
Faltando 1 mês para o vencimento do visto, devo voltar ao SEF para que eles renovem o visto até a data de partida contida no meu bilhete de volta (ou seja, até Agosto).
Lá mesmo no SEF, eles te informam todos os documentos necessários para a renovação, e te informam que há um valor a ser pago para esta renovação (SIM, além de você pagar seu visto caríssimo no brasil, você ainda paga por uma taxa aqui de aproximadamente €95!!!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário