sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Atividade Física em Coimbra

Oioi gentiii!

Como vocês estão? Eu estou bem, e Vivi assim como eu, também está bem. 
Por favor, mandem notícias frequentemente!


Bem, vamos falar de coisa boa? Vou falar sobre atividade física aqui em Coimbra, afinal, muitos de vocês devem estar se perguntando por que eu, estudante de Educação Física não escrevi nada ainda sobre o tema.

A verdade é que eu esqueci (EITA). Não tô tendo muito tempo de escrever aqui no Blog, porque o dia pra mim começa por volta das 9h e termina as 00h, mas como as horas passam incrivelmente rápido por aqui, não tô conseguindo manter a periodicidade nas publicações. Mas eu tento!

Bem, sobre atividade física: É um tema diferente a ser escrito aqui em comparação ao Brasil. Isso porque as modalidades praticadas são bem diferentes, a começar pela Universidade.
Não sei se já escrevi por aqui, mas Dança não entra como modalidade na Faculdade de Ciências do Desporto. Aliás, dança nem é mencionada por aqui. O pessoal trabalha em função do esporte.

A imagem abaixo traduz perfeitamente tudo o que escreverei nesta postagem:

Traduzindo o gráfico em palavras, a maior parte do trabalho realizado na Universidade se destina à Técnica Esportiva (Treino de esportes, ensino da técnica e treino de equipes esportivas), e Treinamento Desportivo (estudo das capacidades aeróbias e anaeróbias, estudos cinesiológicos e etc). Uma parcela menor trata da área Fitness, e pouquíssimo se fala de Educação Física Escolar.

Lá na FCDEF (sigla da faculdade de desporto) existem muitas componentes curriculares para cada modalidade esportiva, tipo tênis, rugby, volei, futebol...
Temos muitas disciplinas sobre treinamento, métodos de condicionamento físico e tal (que também engloba a parte do fitness), e pouquíssimas disciplinas que se voltam para o contexto escolar.

Pela cidade, por outro lado, se você procurar atividades físicas, também terá um pouco de dificuldade dependendo do que você quer. Eu, por exemplo, bailarina de anos e amante da dança, ainda não consegui me inscrever numa aula de dança pelos motivos listados abaixo:

a) Moro perto do centro de Coimbra, e a maioria das escolas de dança ficam em bairros mais afastados
b) A escola mais próxima que achei era caríssima (cerca de 100 euros)
c) É preciso verificar o nível das escolas, pois podem ser muito abaixo ou acima.




Então, estou sem dançar desde que cheguei, mas no entanto, pude ver outras opções de atividades pela cidade. E isso inclui observar as modalidades que aqui tem. Gente, a Zumba invadiu Coimbra. De verdade, todo anuncio de aulas de dança aqui tem Zumba pelo meio!!! Achei impressionante!

Ah, e claro... Faço uma atividade física todos os dias aqui: Subo e desço ladeiras. É engraçado, mas é real. Coimbra é uma cidade acidentadíssima, e possui ladeiras infindáveis em todo lugar.
Eu e Vivi temos uma regra aqui: Fazemos tudo que podemos a pé, e isso inclui subir as ladeiras. Para quem é mais sedentário, pode ser uma ótima oportunidade de deixar o sedentarismo de lado.

Vejo várias pessoas correndo fazendo cooper nos parques por aqui, e as academias de ginástica (aqui chamados de ginásios) são muito poucos comparados ao Brasil, que tem um em cada esquina. Mas não posso deixar de notar a efervescência que é o esporte no contexto daqui da cidade. Sinto como se o esporte fosse muito importante para vários portugueses.


Acho que é basicamente isso o que temos aqui.
Alguma pergunta? Deixe nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário