domingo, 4 de janeiro de 2015

Pré-intercâmbio: O visto

Primeiramente, Feliz Ano Novo a todos, e que 2015 seja um ano maravilhoso para todos (inclusive para mim porque é o ano do meu intercâmbio).

E para começar esse ano incrível, nada melhor do que uma postagem sobre a etapa mais demorada de todas: o visto.
Não estou brincando quando digo que demora, pois de fato o visto é a etapa mais demorada de todas, ao ponto que várias pessoas precisam remarcar sua viagem por conta do atraso do visto (o que eu espero que não aconteça comigo, já que meu visto ainda está em análise).

Bem, para tirar o visto, é necessário que você já tenha todos os documentos que já falei por aqui pelo blog encaminhados (passaportecarta de aceite da universidadepassagensseguro saúdehospedagem), pois todos esses documentos devem ser encaminhados ao retirar o visto. Depois de ter todos os documentos em mãos, você deverá acessar o site do consulado do país de destino e agendar uma data para a retirada do visto - na verdade você pode ir providenciando os documentos enquanto não chega a data- .

No site do consulado há a lista de documentos que você deve levar no dia agendado. É interessante que você se atente muito bem a lista, pois passei por uma situação péssima: o local do site onde vi os documentos necessários estava incompleto, e fui no dia agendado para Salvador sem a maioria dos documentos. Quando cheguei lá, a funcionária do consulado me deu a lista com os documentos necessários, e eu tive que providenciar tudo o que estava faltando.

Lista dos documentos necessários para a retirada do visto
Para quem é daqui da Bahia e vai tirar visto em Portugal, o endereço do consulado é: Av. Tancredo Neves, nº 1632, Torre Norte, 1o andar, s.109/113 Ed. Salvador Trade Center, - Caminho das Árvores.

Alguns documentos que eles pedem (itens 2 e 3) estão no próprio site do consulado em anexos. Você deve assinar e levar para o consulado. Outro documento chatinho a ser tirado é o Certificado de Antecedentes Criminais, que você tira pela Polícia Federal, e no caso eu que moro no interior da Bahia, só posso tirar em Salvador. Esse certificado sai no mesmo dia (demora algumas horinhas), e é super fácil de tirar (se não me engano só precisa da cópia do RG e um comprovante de residência). Lembrando que NÃO pode o certificado que você tira pela internet.

O seguro viagem é muito importante também, como eu falei no post do seguro saúde, você precisa de um seguro de cobertura de 30,000 (trinta mil) euros. Muitos colegas fazem pelo Banco do Brasil ou o do Santander, mas esses seguros não cobrem as exigências.

Fazendo a solicitação do visto, pode esperar um bom tempo, pois demora MUITO.
Fiz a minha solicitação no início de dezembro e estou até hoje esperando o visto sair.

Informações:
Consulado Português de SalvadorAtestado de Antecedentes Criminais

4 comentários:

  1. Bom Natalya, como marquei que ia acompanhar, aqui estou eu. Lí a maioria das postagens, amei e desejo tudo de bom. Estou de olho em vocês: Naty pelo mundo. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena, que maravilha! fico feliz que esteja acompanhando!
      Continue... Beijos!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Li o seu comentário antes de exclui-lo... Olha, o seguro do Banco do Brasil e do Santander eles afirmam que cobre, mas no Consulado eles me informaram que não. Por isso, é bom se atentar!
      Fiz o meu pela TRAVEL ACE e gostei bastante. Precisei usar e funcionou! :)

      Ainda assim, recomendo que faça o PB4!!!

      beijos

      Excluir