segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Pré-intercâmbio: Passaporte



Esta é, definitivamente, a parte mais fácil de todo o processo pré-intercâmbio.

Antes de você começar a se preparar para enviar a documentação para uma IES estrangeira, você precisa cuidar de algumas coisas pré-intercâmbio. Isso é um fato, e é bom você procurar ter a documentação adiantada antes mesmo de você fechar algum acordo com a IES.

Alguns documentos vão ser necessários na própria inscrição do programa que você estará indo, e uma dessas documentações é o passaporte. No programa institucional de intercâmbio que estou participando para ir a Portugal, no ato da inscrição eles já pedem o número do passaporte, e se você não tiver, eles te mandam tomar algumas providências chatinhas até você ter o passaporte em mãos.



O passaporte é de longe o menor dos problemas que você terá de resolver antes do intercâmbio, isso porque ele é super rápido de tirar e os outros problemas são sempre bem maiores (leia-se: visto e seguro saúde). Para tirar o seu passaporte, basta você acessar o site da polícia federal e agendar para o local mais próximo a você (aqui na Bahia é o SAC que for mais próximo de você).

Na época que fui tirar, eu não sabia se aqui na minha cidade já estavam tirando o passaporte, por isso eu acabei fazendo o meu em Salvador. Foi super rápido se você levar em conta que eu saí de uma cidade do interior para a capital do estado para fazer este documento.



Vou deixar alguns links úteis para a solicitação do passaporte:
SAC - Bahia | Polícia Federal


Esse é um serviço que é bastante eficiente e rápido. Você normalmente agenda para fazer o documento de acordo com a disponibilidade, e vai no dia com toda a documentação que eles pedem para poder fazer o passaporte.
O valor para fazer o passaporte é em média R$108 - 120,00, e em uma semana, mais ou menos, você já terá o seu passaporte em mãos.

Pontos negativos: Foto.
Como todos os serviços para fazer documentos de hoje em dia, a foto do passaporte é tirada no dia. Se por acaso você vai um pouco desarrumada, já era. Sua foto vai ficar feia daquele jeito. Para as moças, recomendo que se atentem aos detalhes. Quando fui tirar minha foto, estava usando um batom (aparentemente inofensivo) que quase gritou na foto, Gastei vários papeis da moça do SAC para retirar o excesso do batom.
Bem, e claro, cuidado com as caretas. HAHAHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário