segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Pré-intercâmbio: Hospedagem, arrendamento de quartos, apartamentos e afins

Oioi  galerinha!
Primeiramente, quero desejar a você que está lendo essa postagem um Feliz Natal
Fiquei alguns dias sem postar porque resolvi me dar uma pequena folga de natal para não pensar em nada (inclusive no intercâmbio), mas agora com o ano de 2015 se aproximando, resolvi voltar a pensar nos últimos preparativos, que são muitos.

Bem, antes de falar do visto, que é a parte burocrática mais complicada e demorada, eu preciso comentar em relação a moradia.
Decidir fazer um intercâmbio é uma grande coisa, principalmente porque você tem que ficar longe da sua casa por muito tempo em um país estrangeiro. Levando isso em conta, a moradia que você escolher será fundamental no processo do intercâmbio, pois você tem que se sentir bastante adaptado no novo lar.



Antes de receber a carta de aceite da Universidade de Coimbra eu e minha irmã já começamos a olhar pela internet alguns lugares para nós. A própria universidade oferece várias opções de alojamento em seu próprio site, mas pelo que descobri, você precisa participar de uma pequena "seleção" para poder morar lá. Não procurei saber direito, mas pelo que alguns colegas me disseram, no momento da inscrição para mobilidade em Portugal, você solicita uma vaga no alojamento, e depois se inscreve para garantir a sua vaga.



Como vamos em dupla, inicialmente pensamos que um pequeno apartamento para nós seria bastante legal, mas quando fomos ver os preços - e a nossa condição lá -, acabamos descartando essa opção e preferindo procurar algum quarto duplo para alugar (ou arrendamento, como dizem os portugueses). Começamos a vasculhar a internet, e achamos o site Bquarto.
O Bquarto é um site para anúncios de arrendamentos de quartos e apartamentos. Esse site é incrível e nos ajudou muito, pois ele possibilita que você ponha um anúncio de que está a procura de um quarto para arrendar.



Ao encontrarmos o site, eu coloquei um anúncio dizendo que estava indo com minha irmã e estava a procura de um quarto duplo de até 300 euros em Coimbra. Em questão de minutos, recebi vários emails com os anunciantes que se enquadravam no perfil do meu anúncio. Este é o ponto positivo do site: ao por um anuncio, rapidamente você recebe as ofertas e pode entrar em contato com as pessoas para saber maiores informações.
Foi assim que encontramos uma senhora muito especial, a dona Fátima, que tinha um quarto livre a partir de fevereiro e que foi extremamente atenciosa e solícita todas as vezes que entrei em contato com ela.

Algumas pessoas preferem reservar um hostel por 5 dias (para a obtenção do visto, já que é obrigatório apresentar uma confirmação de moradia) e procurar um lugar para ficar pessoalmente. Não foi o nosso caso porque nós conseguimos fechar o acordo com dona Fátima antes, mas essa é uma ótima alternativa para quem prefere checar pessoalmente a moradia.
O que aconselho - caso você prefira já fechar daqui do Brasil - é que você peça ao dono do imóvel o contato de pessoas que já moraram por lá, e tentar contactá-las para pedir referências do lugar.
A dona Fátima estava arrendando seu quarto para alguns brasileiros, e ao entrar em contato com eles, tudo foi mais fácil, pois eles puderam me dizer sobre as instalações, sobre a própria dona Fátima, e ainda tirar as minhas dúvidas.


Informações:
Alojamento UCBquarto

Nenhum comentário:

Postar um comentário