segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Intercâmbio: Como escolher o destino?


Se você está pensando em fazer um intercâmbio, antes de por as malas nas costas, é preciso que você tenha certeza de uma coisa: Para onde você estará indo?



Para responder essa pergunta é preciso que você se faça muitas outras. E uma delas é: Como decidir o local que irei passar o ano em intercâmbio?

Bem, eu não sei exatamente o que outras pessoas em intercâmbio pensam na hora de se decidir, mas eu certamente levei em conta alguns fatores: Quanto vou ter de dinheiro por mês? Esse dinheiro vai ser o suficiente para a minha sobrevivência nesse país? Será que vale a pena ir lá? O que quero conhecer neste lugar?



Dentre todas essas perguntas e algumas outras, comecei a olhar as minhas opções de países. Veja bem, meu curso é meio difícil de se encontrar em alguns países, por isso, já era um fator limitante na minha escolha. Depois, eu estou pretendendo ir por um programa de intercâmbio na minha universidade, então eu precisei olhar os convênios que ela tinha por aí afora.

Outro fator determinante pra mim foi a língua nativa. Nunca fiz curso de inglês, mas consigo me virar bem, apesar de não ser ainda o suficiente, então eu eliminei de primeira os países de língua inglesa ou de línguas bem diferentes tipo o alemão. O espanhol eu poderia me virar bem, mas fiquei um pouco apreensiva quanto ao exame de proficiência que eu precisaria fazer para ir a um país de língua espanhola.



Por fim, acabei me decidindo por Portugal, já que é um país de língua portuguesa (um problema a menos) e por ser na Europa, que sempre foi o meu sonho ir por ser um local de grande produção cultural e artística (sou dessas artistas amadoras, mas muito apreciadora da arte). Avaliei toda a condição que eu precisaria me submeter (dinheiro, as pessoas do país, língua) e acho que é uma boa escolha essa que fiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário